A jornalista e escritora Natália Alcântara, de Balneário Camboriú, começou uma campanha na internet para arrecadar fundos para publicar um livro sobre cães-guia.
O projeto “Amor de Guia: A história da cães que emprestam seus olhos para quem não pode ver”, nasceu como um trabalho de conclusão do curso de Jornalismo da autora na Universidade do Vale do Itajaí e tem como objetivo conscientizar e preparar a comunidade para receber cães-guia, seja enquanto aprendizes ou já formados, acompanhados por seus socializadores, treinadores ou deficientes visuais em lugares públicos, como prevê a Lei nº 11.126/95.
No entanto, o processo de publicação e distribuição de um livro é muito complicado e caro e para que de fato isto possa ocorrer, a autora começou esta “vaquinha virtual” no site BookStart. O valor mínimo de doação é de R$ 20 e qualquer pessoa que se interessar pelo projeto e que deseja vê-lo realizado, pode fazer sua contribuição através de boleto bancário, cartão de crédito ou débito. Dependendo do valor doado, você ainda ganha recompensas como o e-book do livro, a versão impressa e camisetas. Caso a campanha não consiga levantar todo o valor necessário, todo dinheiro será devolvido aos doadores. Para fazer sua doação, saber mais sobre o projeto e acompanhar a sua evolução clicar aqui e você será direcionado para o site do crowdfunding.
Segundo Natália Alcântara, “a princípio a meta é atingir R$ 7.615, que serão totalmente utilizados para os custos editoriais, impressão dos exemplares, frete e as recompensas aos apoiadores, como a produção de camisas, por exemplo.” A autora tem até o dia 6 de janeiro para arrecadar todo o valor necessário e ela estima que até março de 2015, se for conseguida toda a quantia, o livro já poderá chegar às livrarias e sua versão em e-book na Apple Store, Google Play, Amazon, Kobo e Cultura.
Atualmente no Brasil existem menos de 100 cães-guia em serviço, sendo que existem mais de 500 mil cegos em território nacional, números discrepantes que representam a realidade de um país que não investe neste tipo de treinamento e as poucas instituições existentes precisam viver de doações para conseguir oferecer os animais de graça para os deficientes que esperam anos nas filas.
Devido a esta escassez de cães que trabalham conduzindo cegos, muitas pessoas não sabem como se comportar ao encontrar algum deficiente com um destes animais, por isso o livro é importante para educar o público e ajuda-los a conhecer melhor este serviço, como ele funciona e como é a vida dos cães-guia e seus donos. Se você curtiu a ideia e quer ver o livro nas livrarias de todo o Brasil, não deixe de ajudar esta jornalista.
Via BookStart