Já pensou não precisar mais usar óculos só por jogar um game especial? É isso que o GlassesOff promete, melhorar a sua visão dispensando o uso de óculos depois de alguns meses treinando o seu cérebro.

Desenvolvido pela empresa Ucans, o aplicativo apresenta uma série de exercícios na forma de joguinhos. Cada sessão dura 15 minutos e todo o processo tem como objetivo treinar o cérebro para que os efeitos de algumas doenças da visão sejam minimizados, promovendo o rejuvenescimento e a melhora da capacidade de enxergar.

Com alguns meses de treino, o aplicativo promete ser capaz de reduzir a necessidade de óculos de leitura naqueles que já têm dificuldade de enxergar e adiar esta situação  para aqueles que eventualmente irão precisar deste recurso. De acordo com a revista New Scientist, o GlassesOff ajudou as pessoas a diminuirem pela metade a velocidade de leitura de uma página de jornal.

Com o passar da idade, doenças como presbiopia e o endurecimento da retina aumentam a dificuldade de enxergar ao reduzir a capacidade de foco dos olhos em objetos próximos. Aos 50 anos, pessoas que desenvolveram doenças deste tipo já não conseguem mais executar atividades cotidianas como antes, como ler cardápios, livros e jornais sem segurá-los muito perto do rosto.

Devido a este problema, o cérebro acaba precisando se esforçar mais para receber as informações enviadas pelo olho e as mesmas acabam chegando turvas. O GlassesOff entraria neste processo para estimular o cérebro através de exercícios simples e fáceis.

Depois de passar por uma triagem inicial na qual o usuário precisa dizer a sua idade, qual doença possui, qual é a sua dificuldade e o que ele quer resolver, como acabar com o uso dos óculos, por exemplo, o aplicativo usará estes dados para criar uma série de exercícios que ajudarão a acabar ou minimizar o problema relatado pelo usuário.

Os exercícios são simples e variam de acordo com a necessidade do usuário, dentre eles existe o com um círculo cinza onde aparecem várias letras e números com formas parecidas só que invertidas: E, M, 3 e W, no centro do círculo existe um outro circulo branco que evidencia um destes caracteres e a cada rodada uma imagem com vários deles irá piscar e você precisa dizer qual caracter apareceu dentro do círculo. Com o tempo a velocidade vai aumentando e a dificuldade também.

Em alguns testes realizados pela Universidade da Califórnia, em Berkley, EUA, os voluntários com idade média de 51 anos, depois de participarem de 40 sessões de treinamento, os voluntários tiveram a “idade oftalmológica” reduzida de 50,5 para 41, 9 anos, além de terem sua capacidade de leitura melhorada.

Quer testar o GlassesOff? Ele está disponível para smartphones com sistema operacional Android no Google Play e para aqueles com iOS na Apple Store. É possível testar o app gratuitamente por duas semanas, em seguida você poderá contratar os serviços por um mês, com o valor de R$23,37 e três meses por R$58,37. Durante todo o processo, o aplicativo fará um acompanhamento do usuário com especialistas e a cada sessão realizada o usuário recebe um feedback, informando a sua melhora e o que o GlassesOff ainda pode fazer para ajudar.

Se você tem alguma dúvida sobre a real eficácia deste aplicativo e se ele pode prejudicar a sua acuidade visual, pergunte ao seu médico, ele lhe dirá se você pode ou não experimentar o GlassesOff, caso ele não ofereça nenhum risco para a sua saúde e você quiser tentar algo novo, não custa nada usar o app, pelo menos pode lhe render alguns minutos de distração.

Via Olhar Digital