A Panasonic trouxe para o Brasil alguns modelos de televisores com recurso especial de acessibilidade que promete ajudar muitos deficientes visuais, idosos ou até mesmo pessoas com difiuldade de enxergar a terem uma maior autonomia na hora de usar a TV através de um guia sonoro.

Chamado de Voice Guidance (Guia de Voz em tradução livre), o recurso de acessibilidade dos aparelhos de TV da marca disponível em várias línguas, inclusive o português, auxilia os deficientes visuais a navegarem pelas opções de menu e canais lendo e descrevendo as funcionalidades de cada uma e ajudando na leitura de alguns conteúdos da tela, como os textos do navegador de internet das TVs smart, por exemplo, através de um guia sonoro.

Até o momento o recurso está disponível nos modelos mais recentes a partir de 2012 e 2013, o WT60, ZT60, WT50, VT60, VT50, DT60, GT60, GT50, ET60, ET50, ET5, ST60, ST50, E6 e FT60. São vários modelos de televisores com tal recurso, caso o cliente tenha alguma dúvida se tal aparelho possui a função Voice Guidance é aconselhável que ele verifique antes na descrição ou no manual do produto, ambos podem ser facilmente encontrados nas próprias lojas virtuais ou no site oficial da Panasonic.

Apesar de vir de fábrica, o recurso não é ativado assim que o usuário liga a TV, sendo necessário fazer a instalação com o aparelho conectado a internet e depois ativá-lo assim que um deficiente visual for usá-lo pela primeira vez. A partir de então uma vocalização dirá e explicará as opções do menu pelas quais o usuário está passando usando as setas do controle remoto. Nos aparelhos com acesso à web este recurso vocal ainda é capaz de ler os textos no navegador também utilizando as setas, é lido um parágrafo de cada vez e o usuário pode navegar por eles usando o cursor do controle remoto.

Da mesma forma que muitos recursos de acessibilidade, o guia também possui suas limitações e pontos negativos, um dos maiores problemas é o fato do recurso de voz não funcionar no menu de configurações, por exemplo. Apesar deste e de mais algumas outras desvantagens, o recurso se destaca pela qualidade da vocalização, não sendo tão sintética quando as demais.

Por ser um recurso criado pela própria Panasonic em parceria com a Royal National Institute of Blind People desenvolvido a partir de testes com pessoas cegas, é possível que a empresa siga aprimorando o sistema de acordo com o retorno dos próprios usuário.

Via Rede Saci