A F123, empresa conhecida por seus programas e aplicativos para deficientes, lançou um novo software que pretende tornar a navegação pela internet mais acessível para pessoas com deficiência visual.
Chamado de F123 Access, o programa instalado no próprio navegsador do usuário funciona reformatando a página de internet visitada, tornando assim qualquer site acessível, seja ele de notícias, redes sociais, blogs etc., mesmo que estes não tenham sido construídos para serem acessíveis para quem usa leitores de tela.
“Hoje, existem vários leitores de tela, mas muitos sites não são desenhados de uma forma acessível para que esta leitura seja feita corretamente. O que o F123 Access faz é a reformatação deste site, deixando-o mais fácil de ser usado, de ser lido por estes leitores”, explica Fernando Botelho, co-fundador da F123 e um dos desenvolvedores do programa.
Ao desenvolver o primeiro software do mundo capaz de tornar qualquer página da web acessível, a F123 tem como objetivo promover a inclusão digital de pessoas om deficiência visual ao corrigir problemas de acessibilidade no próprio navegador do usuário, permitir que todo conteúdo online seja acessado com facilidade e com independência, sem que seja necessária a ajuda de terceiros.
O programa é gratuito e de fácil instalação e serve como um complemento dos navegadores e atuando em conjunto com os leitores de tela usados por pessoas cegas como o Orca, NVDA, Jaws e muitos outros. No momento ele está disponível para o
Mozilla Firefox em português, inglês e espanhól, mas, a empresa já anunciou planos de lançá-lo futuramente para Chrome.
Os interessados em utilizar este novo recurso precisam se inscrever no site clicando aqui para ser direcionado à área e assim que a solicitação for recebida, serão enviadas novas instruções e o link para download. Para saber mais informações ou tirar alguma dúvida, envie sua mensagem para o e-mail acessof123@f123.org.
Era o que eu precisava mesmo. Obrigado.
É necessário que escreva que existe os dois termos além do SAP (nomenclatura que só a Record usa), existe o MTS Multe channel sound, uma tecla também do controle de algumas televisões que muda a trilha de áudio. Além disso também tem marcas que só permite que só mude pelo menu. Que é o caso da Samsung, que só muda pelo menu “ferramentas, opção idioma”. Fiz questão de me manifestar, porque sou deficiente visual e usufruo desta facilidade. Só não entendo porque a Band não se apresenta em programação nenhuma e o SBT insere somente no chaves, não coloca audiodescrição nos seus filmes.
Olá, Josevan, como vai?
Agradeço imensamente pelo seu comentário com estas novas informações, é verdade, dependendo do aparelho e da emissora esta função tem suas variações, a falta de padronização destes recursos acaba sendo um problema, mas, pelo menos eles ainda estão começando a se preocupar com a audiodescrição.
Pelo que note, a Globo é a que oferece a maior quantidade de programas audiodescritos, até em filmes também, o SBT se preocupou só com o seu programa com mais audiência sempre e a Band, essa sim é preocupante, não sei de nenhuma programação acessível dela também, o que é um pena.
Muito obrigada por nos trazer estas novas informações e se sinta livre para comentar mais vezes!
Um grande abraço e até mais!