O Twitter disponibilizou depois de sua mais recente atualização um novo recurso que permite inserir descrições em imagens publicadas na rede social. Através desta descrição os usuários cegos ou com algum tipo de limitação visual poderão saber o conteúdo da foto.
Para ativar o novo recurso, o usuário precisará atualizar ou baixar a versão mais recente do Twitter, acessar as “Configurações” e em seguida “Acessibilidade”, estando lá basta selecionar a opção “Escrever Descrições”. A partir deste momento ficará disponível o botão”Adicionar Descrição” logo na parte inferior esquerda da imagem, ao lado do botão da ferramenta de edição de imagem. O usuário terá 420 caracteres a sua disposição para fazer a sua descrição. Vale lembrar que estes caracteres não vão contar nos 140 usados para o tweet.
Os deficientes visuais que tenham a ferramenta de leitura de tela ativada em seus aparelhos poderão ouvir a descrição da imagem. É importante destacar que o Twitter só oferece o espaço da descrição, será o sistema de acessibilidade do próprio smartphone que lerá o texto em voz alta, sendo assim, para que a ferramenta de acessibilidade do Twitter funcione efetivamente, é preciso ativar o a leitura de tela.
Este novo recurso já está disponível para aparelhos com sistema Android e iOS, contudo, não há informações a respeito da versão web da rede social. Os desenvolvedores que usam a API do Twitter também poderão implantar este novo sistema em seus aplicativos.
Os deficientes visuais já são grandes usuários da rede social e já tinham implantado algumas formas de tornar as imagens mais acessíveis, observando este comportamento, o Twitter resolveu criar algo nativo que ajudasse a promover a acessibilidade no sistema.
Via Twitter Blog
Nossa, uma coisa tão besta e simples – que seria colocar descrição nas imagens – a gente tem que ficar divulgando a notícia como se fosse algo incrível.
Isso porque estamos falando de uma das maiores redes sociais do mundo!
Mas enfim… que bom que agora poderemos colocar a descrição nas imagens em nossos tweets.
Olá, Ricardo, tudo bem?
Realmente é algo muito simples que pode ajudar a melhorar a acessibilidade da rede que ninguém tinha pensado antes, o Twitter já tem quase 10 anos e só agora pensaram nisso, mas, tudo bem, antes tarde do que nunca, certo?
Acho que a divulgação deste tipo de notícia serve para mostrar que não é preciso algo mega mirabolante para tornar algo na web acessível, basta notar o comportamento do seu público que tem algum tipo de dificuldade para saber o que melhorar ou implementar.
Foi ótimo te encontrar por aqui novamente, muito obrigada pelo seu comentário!
Abraços!