A Ubisoft anunciou nesta terça-feira (04 de março) a criação de um novo jogo para tablets feito para ser uma alternativa para o tratamento da Ambliopia, também conhecida como “síndrome do olho preguiçoso”.

Chamado de Dig Rush, o remédio na forma de game foi desenvolvido pela gigante francesa dos videogames em parceria com a startup de tecnologias para a saúde Amblyotech, utilizando uma técnica especial patenteada pela Universidade McGill, do Canadá.

A Ambliopia é uma condição oftalmológica na qual o olho da pessoa afetada perde a sincronia com o cérebro, podendo gerar uma grande dificuldade para enxergar e, eventualmente, à cegueira. Cerca de 3% da população mundial possuem a síndrome que, por vezes é confundida com o estrabismo, o que dificulta a administração de um tratamento correto.

De acordo com o chefe-executivo da Amblyotech, Joseph Koziak, esta doença faz com que o olho afetado se torne menos útil do que o outro. Dessa forma, o cérebro, ao tentar corrigir a situação, acaba registrando mais as informações passadas pelo olho bom, tendo estas como confiáveis, enquanto o outro é deixado de lado. Quando esta situação se prolonga sem qualquer tipo de tratamento, ocorre a cegueira.

logomarca do jogo dig rushO tratamento através do Dig Rush força ambos os olhos a participarem do ato de olhar para jogar, estimulando até mesmo a vista prejudicada. Os cenários, os times e os personagens ficam dispostos sobre um fundo vermelho ou azul, para jogar, o usuário precisa usar óculos especiais, parecidos com os usados em filmes em 3D com uma lente azul e a outra vermelha, que filtram uma cor ou outra dependendo do olho.

Até agora o tratamento mais utilizado é o tampão, que cobre o olho bom deixando apenas o outro responsável pela visão para forçá-lo a melhorar, contudo, tal processo faz com que a pessoa fique sem a perceção do 3D. Como tais tratamentos se mostram ineficientes na maior parte dos casos, a Amblyotech buscou, em parceria com a Ubisoft desenvolver algo menos radical e que gerasse melhores resultados.

Os testes mostraram que o game é 90% eficaz na melhora da visão, agora as empresas estão em busca da aprovação das agèncias reguladoras norte-americanas para que o Dig Rush seja prescrito pelos médicos e que provedores de saúde pública forneçam tablets como ferramenta para o tratamento e controle do progresso da doença.

Este é apenas o primeiro de uma série de tratamentos envolvendo tecnologias como tablets para ajudar no combate e no tratamento de doenças como substtuto dos métodos tradicionais.

Via Info