Atualmente no mercado existe uma grande quantidade de teclados diferentes que atendem às necessidades de cada pessoa e para os deficientes visuais isto não é diferente. Neste artigo você conhecerá alguns tipos de teclados para computadores que auxiliarão na acessibilidade ao dispositivo.

Nos teclados tradicionais já existe um recurso que o torna acessível para pessoas com problemas de visão, são as marcas em alto relevo nas teclas “F” e “J” e também no número “5”, isto facilita a orientação no momento da digitação. Estas mesmas marcas podem ser encontradas em outros dispositivos como telefones, máquinas de cartão de crédito, caixas eletrônicos e muitos outros, tal recurso possibilita a autonomia do deficiente em diversos momentos.

Apesar destas marquinhas servirem como referência, os teclados tradicionais possuem inúmeras versões nas quais as posições das teclas são alteradas, cada um segue uma norma diferente, existe o da ABNT, ABNT 2, nacional, internacional, slim etc., quem já está acostumado com alguns destes tipos já consegue ter uma boa autonomia do momento da digitação, mas, decorar a posição de tudo de todos não é uma tarefa fácil e só o tempo pode ajudar a se acostumar.

Uma dica interessante para aqueles que estão começando a se familiarizar com os teclados é o posicionamento das mãos. Apoiar as mão corretamente, além de facilitar na hora de digitar, também evita problemas como tendinite e dores nos pulsos. Dessa forma, procure manter as mãos paralelas uma ao lado da outra, apoiadas  na mesa ou em um paninho dobrado ou almofadas ortopédicas para esta função, use as marcas no teclado a seu favor e posicione os dedos indicadores em cada uma delas, o da direita no “J” e o da esquerda o “F”, assim você terá uma referência de acesso a todas as outras teclas sem precisar levantar a mão ou ficar catando milho com um dedo, depois experimente usar os outros dedos para digitar deixe o seu polegar sobre o “espaço” isso agilizará a digitação ainda mais.

Com o tempo será fácil se lembrar as posições de cada letra ou símbolo, mas, enquanto isso, o deficiente pode usar um teclado especial para se orientar melhor. Abaixo você verá alguns modelos interessantes de teclados adaptados.

imagem do teclado branco com letras grandes pretas para pessoas com baixa visão

O teclado com letras ampliadas é interessante para quem tem dificuldade de enxergar, baixa visão ou visão subnormal. As letras e carafcteres são impressos em tamanho grande e com alto contraste, como letras brancas em um teclado preto ou letras pretas em um eclado branco.

Também existem variações deste tipo nas quais as letras ainda estão em alto ou baixo relevo, facilitando a identificação das letras por pessoas cegas que ainda não aprenderam o sistema braille ou se sentem mais confortáveis com este sistema.

imagem do teclado preto com letras em braillePara aqueles que já aprenderam o alfabeto braille ainda existem os teclados com esta escrita. As teclas possuem o recurso do alfabeto para deficientes visuais e ainda letras ampliadas para atender diferentes tipos de pessoas.

Este teclado acessível é bom para aqueles cegos de nascença ou recém-cegos que não tiveram contato com teclados de computadores antes, por facilitar a gravação e a compreensão da posição de cada caractere, mas, com o tempo, estes pontinhos não serão tão essenciais, porque a pessoa já se acostumará com o dispositivo e nem precisará mais do recurso.

Estes teclados acessíveis podem não ser tão fáceis de encontrar, caso você esteja interessado em adquirir um pergunte se às instituições para deficientes visuais como o Benjamin Constant, Dorina Nowill ou Laramara, por exemplo, conhecem fornecedores confiáveis ou então se elas possuem estes dispositivos para você conhecer pessoalmente.

No site Mercado Livre alguns vendedores possuem os teclado em estoque, entretanto, se você é cego e nunca comprou neste site, aconselho pedir ajuda para uma pessoa vidente para verificar a confiabilidade do vendedor, no site os compradores podem avaliar este aspecto após realizarem suas compras, se o logista tiver uma boa reputação, pode comprar. Os preços podem variar em torno de R$ 190. Na internet existem ainda outras lojas confiáveis para você pesquisar.

Caso você não queira gastar isso tudo em um teclado, você pode adaptar o seu utilizando apenas fita dupla face e divisórias plásticas de fichário para fazer as letras em braille. Escreva as letras no plástico usando as ferramentas tradicionais, a reglete e o punção, depois recorte cada caractere do tamanho das teclas e utilize a fita dupla face para colar. Este plástico de divisória é bom porque não desgasta facilmente e os pontinhos ficam em alto relevo por mais tempo.

Se você só quer deixar as letras do teclado maiores você pode pintá-las com uma tinta contrastante com a cor do seu teclado usando stencils, uma espécie de molde de letras encontrados em papelarias em diversos tamanhos ou então usar adesivos com letras e símbolos que também são encontrados em papelarias em tamanhos diversos.

Conhece mais algum tipo de teclado interessante ou outra dica para torna-lo mais acessível? Deixe sua opinião na nossa área de comentários aqui embaixo, vamos trocar ideias!