Em muitos países, até mesmo naqueles mais pobres, está aumentando cada vez mais a quantidade de smartphones por pessoa, no Quênia, por exemplo, há mais pessoas que possuem este tipo de aparelho do que tem acesso a água limpa! Pensando nesta nova tendência, pesquisadores criaram um dispositivo que permite utilizar o celular para fazer exames oftalmológicos.
Chamado pelos cientistas do Reino Unido de Portable Eye Examination Kit (Peek – kit de exames de vista portátil em inglês), o dispositivo tem como objetivo diminuir o crescimento do número de pessoas que desenvolvem doenças da visão. Segundo estes mesmos pesquisadores, “de cada cinco pessoas cegas, quatro não precisariam chegar a isso”, esta forma mais barata e simples de diagnosticar doenças como glaucoma ou catarata é importante para que um diagnóstico precoce seja feito, evitando assim o desenvolvimento da doença aumentando as chances de cura e tratamento.
O aparelho pode ser instalado em qualquer smartphone e é capaz de capturar imagens da parte de trás da retina, que podem ser visualizadas nos celulares dos médicos. De acordo com o oftalmologista responsável pelo projeto, Andrew Bastawrouts, “as pessoas que sofrem com problemas de visão não precisariam viver isso se tivessem passado por exames de prevenção”. Daqui para frente, os médicos esperam que o Peek permita que o paciente tire a foto dos olhos e envie aos especialistas em qualquer parte do mundo, permitindo e facilitando assim o diagnóstico.
Este sistema já vem sendo testado há dois anos no Reino Unido e em países africanos como Botsuana, Mali e Quênia. Para conseguir arrecadar fundos para o projeto, os pesquisadores iniciaram um crowdfunding no Indiegogo, uma espécie de “vaquinha virtual”. A meta é conseguir finalizar todo o projeto até outubro de 2015.
De acordo com os especialistas, o Peek será capaz de ajudar mais de 1000 pessoas por semana e para o autor do projeto, “seja na África ou em outro local, essa é uma ferramenta efetiva, podendo dar atenção e ajudar a todos que necessitarem.”
Via Galileu