Slep (sigla para Scanner Leitor Portátil) é o aplicativo para aparelhos com sistema android que transforma seu celular ou tablet em um scanner capaz de ler em voz alta textos impressos, como bulas de remédios, jornais e documentos, por exemplo, facilitando muito a vida de cegos e até mesmo de quem tem dificuldade para enxergar.

O app foi desenvolvido pela NNSolutions, empresa que fez parte da “encubadora de empresas” do Parque Tecnológico da Bahia. Neste local é dada toda uma assistência aos empreendedores que desejam abrir um negócio para provocar a geração de novas ideias, produtos e serviços.

Todo o processo de desenvolvimento deste recurso durou cerca de um ano e meio, depois disto, a empresa disponibilizou o Slep para download na Play Store, loja de aplicativos do sistema android. Os usuários interessados podem baixar o aplicativo por lá e terão o direito de usá-lo gratuitamente por um mês, após este período, para continuar o usando o serviço o usuário precisará desembolsar R$150, um valor um tanto alto, o que é um ponto negativo significativo para um aplicativo com tanto potencial em ajudar deficientes visuais.

Para quem deseja adquirir o aplicativo vale lembrar que, para que ele funcione, é preciso ter instalado no seu aparelho outros aplicativos que atuarão em conjunto com o Slep, são eles: o Talk Back, app de acessibilidade que já vem instalado de fábrica em alguns aparelhos; o SVOX Classic e o Eyes-free keyboard.

Ao testar o aplicativo, notei que nem sempre ele captura tão bem o que está escrito, por isto, é importante que você se mantenha imóvel na hora de fazer a captura, dependendo do tamanho texto, o processo pode demorar um pouco para finalizar, então, procure apoiar um braço em algum lugar fixo para não tremer. Vá tentando capturar tudo o que deseja até conseguir, em algum momento você irá se acostumar. Para otimizar o uso do aplicativo, ele ainda conta com um recurso que diz se o ambiente está claro ou escuro, isto lhe ajudará a estar em um ambiente propício para a captura do texto.

Este aplicativo já está sendo utilizado pelos alunos deficientes visuais da Universidade Federal da Bahia (UFBA) de forma gratuita, isto porque a universidade comprou diversas licenças para que seus alunos pudessem usá-lo nos estudos. De acordo com o engenheiro da NNSolutions, Joselito Silva, eles esperam fazer parcerias com outras faculdades para que haja a distribuição gratuitas do aplicativo para mais alunos.

Agora, depois de desenvolver este sistema interessante, embora caro, de leitura de textos impressos, a empresa já está finalizando um novo projeto, que será um sistema que servirá para a localização dos ônibus, outra grande dificuldade presente na vida dos deficientes visuais.

Via G1