Primeiro relógio inteligente feito para deficientes visuais  contará com visor com recurso tátil em braille. O novo dispositivo promete ajudar na inclusão social de tal grupo através de aparelhos específicos acessíveis.

Desenvolvido pela startup da Coréia do Sul Dotincorp, o relógio smart Dot virá com várias funcionalidades como conexão Bluetooth, alarme, envio de mensagens online, recurso de navegação, modo fitness e ainda possui suporte para e-books para o usuário poder ler seus livros em qualquer lugar.

imagem demonstrativa do dot lateralmente demonstrando como funciona o sistema de relevo, aparentemente ele já conta com quatro células com os seis pontinhos característicos do braille, a medida que uma palavra ou número é identificado sobem os pininhos nas posições para formar os caractéres em braille

Além de ter funções muito úteis ao usuário, o design do dispositivo também não deixa a desejar. Disponível nas cores branca e preta, o modelo é compacto e emborrachado, tendo ainda uma tela retangular onde os caracteres em braille em alto relevo se formam de acordo com a função escolhida. Já a bateria promete durar 10 horas de uso.

Apesar do relógio smart ser uma grande inovação em nível de acessibilidade para deficientes, o desafio dos desenvolvedores é que, dentre os mais de 285 milhões de deficientes visuais existentes em todo o mundo cerca de 95% não sabem o sistema braille, o que dificultaria o uso do aparelho para grande parte do público para o qual ele é direcionado.

Este índice tão baixo de alfabetização em braille pode ser explicado pela falta de investimento em iniciativas que ensinem o sistema de leitura e escrita e também devido ao alto custo de publicações em braille, o que acaba não estimulando o aprendizado.

A pré-venda do Dot deverá começar ainda este ano e o aparelho deve chegar ao mercado custando 300 dólares, mais de mil reais na cotação atual.

Via TechTudo