A Microsoft, em parceria com a fundação de caridade britânica Guide Dogs desenvolveu um fone de ouvido inteligente capaz de ajudar deficientes visuais a se orientarem nas ruas através de avisos sonoros.

O dispositivo feito em impressora 3D funciona acoplado a um smartphone com GPS e diz ao usuário sua localização em tempo real através de sons.

De acordo com a empresa, o aparelho criado para funcionar em celulares com sistema Windows Phone funciona da seguinte maneira: primeiramente, o usuário precisa ter a sua cabeça scanneada pelo Kinect, acessório dos video games Xbox 360 e Xbox One para que a posição dos canais auditivos seja determinada, com estas informações um dispositivo sob medida pode ser feito para o novo usuário.

Feita a medição, o aparelho é produzido e posicionado próximo aos ouvidos do deficiente, permitindo que a vibração do som do dispositivo seja conduzida através dos ossos para que seja convertida em som propriamente dito em seguida.

O aparelho é conectado ao smartphone via bluetooth, que pode ser pareado com outros dispositivos presentes em lojas, metrô, sinais de prédios e outros estabelecimentos que sinalizarão quando o usuário estiver passando perto deles. O fone também é capaz de avisar sobre a proximidade de caixas eletrônicos, elevadores, estações de trêm e outros locais úteis para os deficientes, facilitando a sua autonomia na hora de se locomover pela cidade.

Estudos prévios do aparelho testado por deficientes visuais se mostraram muito animadores, boa parte dos usuários demonstraram ganho na autoestima, redução da ansiedade e do stress ao sair de casa, dando confiança aos cegos e pessoas com baixa visão se aventurem por outras áreas da cidade.

Até o momento o dispositivo só está disponível no Reino Unido, local onde, segundo a Guide Dogs, mais de 180 mil pessoas não saem de  casa devido a deficiência visual. Agora é só esperar esta ótima tecnologia chegar ao Brasil.

Via CanalTech