O jovem canadense Jordan Verner conseguiu zerar o jogo The Legenda of Zelda: Ocarina of Time com a ajuda de amigos voluntários. Esta seria uma história um tanto boba se não fosse pelo fato do rapaz ser cego!

Cego de nascença, o jovem sempre teve o sonho de terminar o clássico jogo da Nintendo que, por motivos óbvios, seria praticamente impossível que Jordan conseguisse fazer sozinho. Para tentar realizar o feito, ele pediu ajuda na internet e logo foi respondido por outros jogadores fãs do game.

Liderados pelo norte-americano Roy Williams, os voluntários se organizaram para criar um guia com todos os passos que Jordan deveria seguir para chegar até o fim do game. Depois de dois anos o guia finalmente ficou pronto e para que eles conseguissem entender bem as formas de orientação de um deficiente visual, os voluntários vendaram os olhos para transcrever com todos os detalhes os movimentos realizados dentro do jogo.

Com mais de 100 mil caracteres, o guia foi enviado a Jordan, que utilizou um software de leitura de texto para ler o arquivo em voz alta enquanto ele jogava, indicando tudo o que ele precisaria fazer. “Me senti forte. Senti como se o céu fosse o limite”, disse o jovem após terminar o jogo.

Abaixo você pode conferir uma parte da jogatina e ter uma ideia de como foi a experiência de jogo de um cego.

 

Apesar desta notícia ser do ano de 2010, achei interessante publicá-la para mostrar aos videntes que os deficientes visuais são capazes de coisas inimagináveis, até mesmo terminar um game sem qualquer tipo de acessibilidade e que não é muito fácil de ser zerado nem por quem enxerga e, em contrapartida, mostrar aos deficientes também o que eles podem fazer. Muitos DVs dizem que não jogam porque acham que não conseguem, já eu acredito que eles só não encontraram o tipo de jogo com o qual eles se sintam confortáveis e este é um dos objetivos do Jogando às Cegas: apresentar diversos tipos de games, acessíveis ou não, que podem se tornar ótimas formas de entretenimento para os deficientes visuais. DV ou não, o importante é se divertir!

Recentemente, um outro gamer resolver realizar a proeza de terminar o mesmo jogo com os olhos vendados.

Durante a maratona Awesome Games Done Quick, que arrecadou doações para combater o câncer nos Estados Unidos, o jogador identificado como Runnerguy2489 conseguiu terminar a primeira parte do jogo na qual o nosso herói Link ainda é criança em cerca de uma hora, finalizando os três calabouços do game.

Para terminar esta parte do game, o jogador se utilizou de alguns sinais sonoros e do que ele se lembrava do mapa e, para finalizar tudo mais rápido, ele ainda usou alguns truques para manipular o jogo para chegar em certas partes do game e acelerar o processo.

Confira a seguir a proeza do rapaz.

 

Deu até vontade de jogar e matar a saudade do Nintendo 64…