Os deficientes visuais apaioxonados pelo mundo mágico da leitura terão um novo local para encontrar livros acessíveis: a Dorinateca, a biblioteca digital da Fundação Dorina Nowill para Cegos.
Com a proposta de ampliar o acesso à informação através das facilidades que o mundo digital oferece, a biblioteca digital disponibiliza de forma gratuita milhares de títulos em formatos acessíveis que poderão ser acessados por deficientes visuais com grande autonomia e facilidade.
Na Dorinateca o visitante encontrará livros em áudio, no formato Daisy (para saber mais sobre este tipo de arquivo clique aqui para acessar uma matéria que produzimos para o blog da Rede de Leitura Inclusiva da Fundação Dorina Nowill) e ainda em braille, nesse caso, o usuário poderá fazer o download do arquivo especial para ser impresso em impressora braille. Através desta variedade de tipos de arquivo a proposta é disseminar a ideia de que os formatos de livros acessíveis se somam e que a tecnologia contribui para incentivar à leitura e à alfabetização.
Até o final de 2015 a Dorinateca deverá ter mais de 4 mil títulos em seu acervo, contando com livros nacionais, estrangeiros, best-sellers, literatura infanto-juvenil, conteúdos para concurso público e muito mais, estilos e gêneros que agradarão a todos os gostos.
Esta grande quantidade de títulos em diversos tipos de formatos disponíveis para download prometem ajudar às pessoas cegas e com baixa visão a terem acesso à diversas obras individualmente no corforto das suas casas via web, mas também euxiliará as instituições como bibliotecas, escolas, associações etc. que poderão contribuir para a difusão de tais conteúdos para pessoas que não têm acesso à internet ou a livros adaptados.
Para começar a usufruir desta ótima biblioteca acessível clique aqui, assim você será direcionado para a Dorinateca onde você poderá saber mais sobre o projeto, se cadastrar para ter acesso ao livros e até mesmo criar a sua própria biblioteca para reunir os seus títulos favoritos.
A Fundação Dorina Nowill para Cegos já conta com um sistema de aluguel de livros que empresta para deficientes visuais de todo o Brasil obras em braille, daisy e livros falados enviados via correio, contudo, este sistema, embora fosse uma das formas com as quais muitos cegos conseguiram ter acesso a livros adaptados, acabava gerando algumas filas de espera, pois, se algum conteúdo já estivesse emprestado para outra pessoa, era preciso aguardar algum tempo para tê-lo sob sua posse por um período determinado.
Agora, além do sistema de empréstimos físico que continuará em vigor, as pessoas cegas, com baixa visão e instituições que atendem este público também contarão com este novo sistema online que promete tornar o processo muito mais simples e objetivo.
Gostou da ideia? Então o que está esperando? Acesse à Dorinateca, cadastre-se, crie sua biblioteca com os seus livros favoritos e aproveite todo o acervo que a Fundação Dorina Nowill disponibilizará!