Uma das descendentes de Alice Liddell, jovem que inspirou Lewis Carrol a escrever o clássico “Alice no País das Maravilhas*, precisará voltar ao mundo fantástico escondido sob a toca do coelho para consertar os erros de sua tataravó e assim conseguir acabar com a maldição da loucura que assola sua família há gerações, está é a premissa da estória do livro “O lado mais sombrio”, primeiro livro de uma série escrita por A. G. Howard.
Nesta releitura sombria do clássico de Carroll, Howard revisita o mundo insano de Alice para contar a história de Alyssa Gardner, uma jovem que foge do conceito de “comum”, não só pelas suas roupas extravagantes e estilo de vida “garota do skate” mas, principalmente, pela su estranha habilidade de ouvir plantas e insetos… E é esta habilidade incomum que mais a preocupa.
Como se já não bastassem as brincadeiras de mau gosto feitas por seus colegas de escola a respeito de sua linhagem, o fato de sua mãe estar internada em um sanatório por causa desta mesma linhagem a assombra, especialmente quando ela pensa que pode ser a próxima, como aconteceu com todas as suas ancestrais.
Aterrorizada com este cenário e com a possibilidade de sua mãe começar um tratamento de choque que a mudará para sempre, Alyssa se desespera e uma nova oportunidade de salvar a si mesma e a sua mãe surge, mas, para isso ela precisará entrar em um mundo que julgara ser apenas uma fantasia.
Neste momento começa a sua aventura, no entanto, ela não estará sozinha. Jeb, irmão de sua melhor amiga e por quem ela é apaixonada há muitos anos, acaba entrando na toca do coelho junto com Al e sua presença dará a força e a confiança que ela precisará para enfrentar os futuros desafios. Esta nova aventura ainda ajudará o casal a se aproximar ainda mais.
Logo ao chegar no País das Maravilhas é possível notar que Lewis acabou fantasiando e mudando a aparência e alguns conceitos dos habitantes deste reino, na verdade tudo é mais sombrio, bizarro e até mesmo assustador e logo Alyssa encontraria a figura mais desconcertante de todas: Morfeu, a lagarta que agora se tornou uma mariposa.
O ser de grandes asas escuras, cabelo azul e uma personalidade excêntrica que povoava seus sonhos na sua infância agora está lá, um homem sedutor que provocará um misto de emoções em Alyssa.
Com a “ajuda” (entre várias aspas que você entenderá quando ler o livro) de Morfeu e de Jeb, Alyssa enfrentará inúmeros desafios para consertar os problemas do País das Maravilhas e assim conseguir salvar sua linhagem.
A obra é narrada em primeira pessoa e mostra os acontecimentos através da perspectiva de Aly, que se mostra uma jovem com personalidade forte que, por vezes, apresenta momentos de insegurança.
A autora por sua vez consegue fazer uma releitura muito interessante de uma estória clássica amplamente conhecida, servindo como um ótimo complemento desta linda obra.
Se você nunca leu o livro original de Carroll não se preocupe, o que já se apresentou da estória em filmes e desenhos já é suficiente para entender esta releitura, mas, conhecer o livro original lhe ajudará a entender as inúmeras referências de Howard.
Com uma trama cheia de reviravoltas, prepare-se para se surpreender a cada capítulo e para lidar com todos os sentimentos conflitantes que terá por Morfeu que, de fato, é o personagem mais enervante e apaixonante de todos, o único capaz de te fazer amá-lo de todo coração em uma página e na seguinte odiá-lo com todas as suas forças.
O País das Maravilhas e seus habitantes são um capítulo a parte, todas as descrições dos cenários são incríveis e capazes de te fazer mergulhar naquele mundo encantado sem querer sair mais. Já os personagens com suas aparências estranhas e aflitivas poderão fazer parte de seus pesadelos, pois, a autora os desconstruiu completamente, dando origem a seres novos com aparência até parecida com os originais, contudo, uma olhada mais atenta mostra este lado bizarro e assustador.
Como estamos falando de um audiolivro, não poderíamos deixar de comentar a perfórmance da ledor e narradora Renata Chaiber. São 13 horas e 41 minutos de áudio que passam voado com a ajuda da voz encantadora da Renata, que combina perfeitamente com o espírito do livro e torna todas estas horas muito agradáveis e divertidas.
Este ótimo audiolivro está disponível no Ubook, um dos nossos aplicativos favoritos para ouvir livros no smartphone, tablet e computador. Se você ficou curioso para conhecer a estória original, o serviço também conta com o audiolivro de “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis.l Carroll.
Acesse o site oficial do Ubook clicando aqui e conheça todo o acervo de audiolivros e por casos incríveis disponíveis no serviço.
Tenha uma boa audioleitura!
Olá Fernanda, beleza?
Não sou muito chegado em livros de fantasia, mas essa releitura modernizada de um clássico da literatura, parece-me bem interessante.
Sou chegado mais em uma ficção científica, estilo Asimov ou uma coisa mais bem humorada/sarcástica estilo Douglas Adams.
Abraços!
Olá, Ricardo! Tudo bem e com você?
Esse livro realmente é muito interessante, a forma como a autora desconstruiu a ideia do livro original da Alice para criar algo novo foi muito criativa, vale a muito a pena conhecer.
Ainda estou tomando coragem para ler os livros do Asimov rsrs ficção científica não é um estilo que me interessa muito, mas sei que os livros dele são ótimos e que preciso conhecer. Douglas Adams é um mito! Adoro a série do Guia do Mochileiro das Galáxias.
Pode ouvir “O lado mais sombrio”, você vai curtir e depois me fala o que achou.
Abraços!