O Facebook está desenvolvendo uma ferramenta que promete ajudar os deficientes visuais a entenderem as imagens e fotos publicadas na rede social.

Em entrevista ao TechCrunch, Matt King, primeiro engenheiro cego do Facebook, a rede social pretende implantar uma ferramenta que utilizará inteligência artificial que reconhece e descreve todo o conteúdo das imagens publicadas.

A rede já conta com um recurso que lê o conteúdo do feed de notícias em voz alta para ajudar os usuários cegos ou com baixa visão que já tenham ferramentas de leitura de tela ativo no aparelho, contudo, em uma rede onde praticamente toda a publicação conta com uma imagem, vídeo ou GIF, a falta de descrição deste conteúdo mais visual torna a acessibilidade incompleta e é este problema que o Facebook pretende sanar .

Para tentar contornar está situação, alguns perfis e páginas publicam junto com as imagens uma descrição das mesmas para os usuários deficientes visuais que terão acesso a tal conteúdo a entendê-lo melhor. A princípio a descrição parece que será bem simples, a ferramenta reconhecerá aspéctos da imagem e atribuirá à ela palavras-chave do tipo: esta imagem contém natureza, ar livre, árvores e céu, por exemplo.

Segundo Matt caminho para a plena acessibilidade do Facebook será longo, mas, este novo passo pode ajudar realmente os usuários deficientes visuais a aproveitarem plenamente a rede. “Isto pode não ser 100% ainda, mas que seja apenas metade do caminho. Ao pensar na quantidade de diversão que isso trará, é como ir de 0% para pelo menos 50% do que esses usuários podem obter”, comenta o engenheiro.

A rede pretende lançar a nova ferramenta até o fim do ano para pelo menos uma plataforma, seja ela Web, iOS ou Android e em seguida deve disponibilizar aos poucos para as demais.

Via TechCrunch