O Be My Eyes é o aplicativo gratuito que promete ajudar muitos deficentes visuais pelo mundo ao permitir que voluntários cadastrados emprestem seus olhos para ajudar deficientes através de chamadas de vídeo.

Ao instalar o app logo no início ele pede para você se identificar como quem oferecerá ajuda ou quem vai receber. Em seguida o aplicativo tomará dois caminhos diferentes após o cadastro.

jogando-as-cegas-be-my-eyes-demonstração

Na imagem a esquerda a tela do usuário voluntário e a direita a tela do deficiente visual que solicitou ajudar para ver a validade do produto (Foto: Divulgação)

Entrando como voluntário o usuário conseguirá visualizar uma tela com dados referentes ao número de deficientes que já ajudou e o total de pontos que ele acumulou até então, funcionando como uma espécie de estímulo, uma brincadeira que incentivará o usuário a ajudar mais cegos para conseguir subir de nível.

Já entrando como o deficiente que precisará de ajudar, ele será levado para uma nova tela onde só é necessário tocar em qualquer parte para fazer uma solicitação de ajuda. Em seguida, algum usuário voluntário receberá o pedido se iniciará uma chamada, basta o deficiente apontar a câmera para onde deseja receber ajuda e triar a dúvida. Caso o voluntário não esteja disponível para a chamada no momento, a notificação é redirecionada para outro usuário imediatamente.

O app é uma ótima alternativa para as pessoas cegas ou com qualquer tipo de dificuldade para enxergar, permitindo que elas recebam ajuda para saber a validade de alimentos ou remédios, confirmar a cor de alguma roupa, por exemplo, ajudando a aumentar de certa forma a autonomia sem necessitar de alguém de fato ao seu lado.

Até o momento da publicação deste artigo, o aplicativo desenvolvido pela Robocat possui mais de 77 mil voluntários e mais de 5 mil deficientes visuais que já foram ajudados mais de 12 mil vezes.

O Be My Eyes está disponível gratuitamente para aparelhos com sistema operacional iOS na AppStore. Até o momento não existe o aplicativo para Android, contudo, no site oficial do Be My Eyes existe uma área de cadastro para usuário deste sistema que sugere que, dependendo da quantidade de solicitações, uma versão para o sistema operacional será feita e o usuário será notificado via e-mail.

Por enquanto o app está sendo mais utilizado por pessoas que falam inglês e, infelizmente, não existe nenhuma ferramenta que o usuário pode usar para selecionar país ou idioma. Apesar disto, como o aplicativo possui código aberto, qualquer programador pode modificá-lo e incluir novas funções e idiomas, então, fica a dica para os programadores do Brasil.

Para saber mais sobe o Be My Eyes clique aqui para ser direcionado para o site oficial.

Via Info