Uma nova bengala capaz de reconhecer rostos e lugares criada por estudantes universirário pode ajudar na mobilidade e na socialização de deficientes visuais.

Chamada de XploR, a bengala smart combina diversas tecnologias presentes em celulares como o reconhecimento facial, GPS e bluetooth com a já conhecida bengala utilizada pelas pessoas cegas ou com baixa visão. Tal combinação deu origem a um aparelho que ajuda o usuário a identificar rostos conhecidos a até 10m de distância.

O sistema de reconhecimento funciona com a ajuda de um cartão SD que fica embutido na bengala e armazena imagens que podem ser usadas depois como referência. Quando uma pessoa conhecida passa no campo de detecção do acessório ele vibra. Além deste recurso, o GPS ajuda na localização do usuário no ambiente.

Desenvolvida pelos estudantes Steve Adigbo, Waheed Rafiq e Richard Howlett, da Universidade de Birmingham City, na Inglaterra, a bengala smart promete fazer uma grande diferença na vida dos deficientes. A comunidade média e científica mostrou bastante interesse na XploR ao conheê-la “Empresas de medicina na França gostaram muito do produto. Esperamos que ele faça uma verdadeira diferença na vida das pessoas”, diz Waheed.

Por enquanto ainda não há informações a respeito do seu lançamento para o público ou preço, mas, antes de chegar ao mercado de fato, a bengala ainda precisa passar por mais testes. Seus criadores ainda planejam adicionar um sistema de navegação que transmitirá informações relevantes para o deficiente através de fones de ouvido via bluetooth.

Via TechTudo