Depois de um processo de cinco anos um jovem cego norte-americano conseguiu um feito incrível: terminar o clássico game do Nintendo 64, The Legend Of Zelda: Ocarina of Time, usando apenas os sons para se orientar no mundo 3D do jogo.

Em 2011 o estudante de engenharia da University of Colorado, Terry Garratt impôs este desafio a si mesmo e para comprir a sua meta, o jovem utilizou duas caixas de som posicionadas uma a cada lado de seu corpo para conseguir identificar a localização dos inimigos, do próprio Link e dos objetos presentes no cenário. Ele ainda usou um emulador do título para poder salvar o seu progresso no jogo. Para registrar todo o processo ele criou um canal no YouTube onde é possível acompanhar toda a evolução do gamer deficiente visual.

Todo o desenrolar da jogatina se deu na base da tentativa e erro, como não poderia usar sua visão para saber onde estava, o que existia a sua volta ou quem era seu inimigo, o jovem precisou ir testando suas ações e ouvindo o som resultante para determinar o próximo passo. Vale lembrar que, embora os efeitos sonoros do game sejam bons, eles não foram feitos para que o usuário se guie exclusivamente por eles como em um audiogame acessível, justamente por isso o feito se torna mais impressionante.

Em seu último vídeo publicado no dia 2 de Janeiro de 2016, o rapaz mostra como fez para derrotar o inimigo Ganon. Ele usou um gancho (hookshoot) para se localizar no ambiente, a medida que ele o usava aparecia um som diferente que o ajudava a determinar sua localização e o que estava a sua volta.

O rapaz ainda conta que seu maior desafio foi vencer o Water Templo, o pesadelo de todos os gamers, sendo considerada por muitos a fase mais complicada do jogo.

Ao terminar o jogo, ele agradeceu a todos que o acompanharam durante esse tempo e que o ajudaram enviando detonados, vídeos, dando dicas e apoio.

Este não é o primeiro jogo não acessível para DVs que Garrett zera, ele já terminou anteriormente “Oddworld: Abe’s Oddysee” e com certeza veremos mais gameplays dele pelo YouTube.

Para entender como foi a aventura de Garrett pelo game da Nintendo, confira abaixo o primeiro vídeo da série e para ver mais acesse o canal dele clicando aqui.

Aproveite também para conhecer a história de outros deficiente visual que também finalizou The Legend of Zelda: Ocarina of Time com a ajuda de amigos clicando aqui.

 

Via Eurogamer