CPqD Alcance é o aplicativo gratuito para smartphones com sistema operacional Android que ajudará deficientes visuais a terem uma maior autonomia no uso do celular transformando interface do aparelho e ainda oferecendo um recurso de leitura de tela.

Desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), este aplicativo é voltado especificamente para celulares que tenham tela sensível ao toque, seu sistema funciona da seguinte forma: ao instalar o CPqD Alcance, o aplicativo criará uma nova interface para o smartphone, alterando sua aparência dividindo a tela em seis células, cada uma com uma função diferente, ao passar o dedo pelas opções, o usuário receberá um aviso sonoro indicando o que há na tela.

O usuário terá a sua disposição três telas, cada uma com seis células com funções diferentes. Dentre as funções disponíveis estão ligações, mensagens, lista de contatos, despertador, tocador de áudio, lembrete de voz, sistema de localização e ajuda no deslocamento, indicação do nível de bateria, data e hora, previsão do tempo, câmera fotográfica e até um leitor de texto, tudo para tornar o uso do aparelho mais simples e prático, além de promover uma maior autonomia para o deficiente.

Para saber o que está na tela basta passar o dedo pelas opções que um aviso sonoro será ativado e para selecionar a função desejada apenas toque duas vezes sobre a área. Navegar pelas telas também é muito simples, só deslize o dedo da direita para esquerda, como se estivesse folheando um livro, para ir à página seguinte e passar o dedo da esquerda para a direita, para voltar.

Este aplicativo inovador faz parte do Projeto VozMóvel, desenvolvido pelo CPqD e pelo Centro de Prevenção à Cegueira (CPC), de Americana, no Interior de São Paulo. Para otimizar o app, diversos deficientes visuais testaram sua usabilidade, o que fez com que o CPqD Alcance já chegasse ao usuário final sem qualquer tipo de problema. Além de ser ótimo para deficientes visuais, o aplicativo também é indicado para idosos, com baixo letramento e com baixa visão. A seguir encontra-se um vídeo demonstrativo do aplicativo em ação.

Via CPqD