A empresa britânica OwnFone lançou em março deste ano (2014) o primeiro celular do mundo com botões em braille e com letras em alto relevo para deficientes visuais.
Já conhecida anteriormente por produzir aparelhos de celular pequenos e com apenas a função de ligar utilizando impressoras 3D, a OwnFone se destaca novamente sendo a primeira a disponibilizar um aparelho para deficientes comercialmente.
Além de ser uma ótima ideia, o aparelho é interessante não só pelo seu design, mas também pelo preço relativamente baixo se compararmos a outros aparelhos comuns que não proporcionam uma boa acessibilidade para deficientes. Por ele ser feito utilizando impressoras 3D, seu custo fica menor do que o dos celulares tradicionais, variando entre 60 e 72,50 libras, o que em reais gira em torno de R$220 e R$ 266, 50.
Em entrevista à BBC, o criador do OwnFone, Tom Sunderland comentou que através da impressora 3D ficou mais fácil personalizar o gadget de maneira eficaz, rápida e econômica, facilitando a uso e o acesso de deficientes.
Na loja oficial do OwnFone (clique no nome da loja para ser direcionado para lá), é possível customizar o aparelho da forma que o usuário bem desejar. Com o tamanho próximo ao de um cartão de crédito, o comprador pode escolher dentre dezenas de opções de personalização, optando pelo modelo de dois ou quatro botões, com dizeres em braille ou em alto relevo além de várias opções de cores e temas.
Durante o processo de customização, o comprador precisa determinar os números e os nomes das pessoas com as quais ele deseja se comunicar, a própria empresa já coloca os números na memória do aparelho os deixando pré-programados para que o usuário só precise apertar um único botão para ligar. Acompanhando o aparelho, a fabricante ainda envia um guia em braille com todas as informações necessárias para o novo dono possa utilizar o produto da melhor forma.
Além das alternativas para deficientes visuais, a empresa ainda disponibiliza modelos onde é possível apenas colocar os nomes escritos em tinta ou então estampar as fotos dos contatos, o que acaba se tornando uma ótima opção para crianças e idosos.
Anteriormente outros aparelhos com a ideia de telas e teclas em braille já foram desenvolvidos em forma de protótipos, contudo, de acordo com a OwnFone, seu aparelho foi o primeiro a ser comercializado. Infelizmente ele só pode ser utilizado no Reino Unido até o momento, mas, de acordo com a empresa, eles estão trabalhando para poder tornar o aparelho acessível à outros países até o próximo ano.
Bem bacana.