Cientistas norte-americanos em parceria com suíços, desenvolveram uma nova lente de contato que permite ao usuário dar “zoom” e ampliar paisagens e objetos para vê-los melhor em um piscar de olhos, literalmente. O novo aparelho tem como objetivo corrigir diversos problemas de visão, como as lentes comuns, mas, com um bônus que pode favorecer pessoas com doenças mais graves.
Com uma espessura mais grossa do que as lentes comuns, este acessório funciona como se os binóculos. Mas, para que o recurso funcione de fato, é preciso usar um óculos especial e piscar o olho direito para dar zoom e piscar o esquerdo para voltar ao normal.
Além de ser uma ótima alternativa para pessoas com dificuldade de enxergar a distância, esta lente é especialmente interessante para portadores de degeneração macular relacionada a idade, a DMRI, condição que gera um ponto cego na parte central do campo da visão. Esta lente é capaz de aumentar objetos e aproximar paisagens 2,8 vezes, o suficiente para ajudar deficientes visuais a lerem textos, reconhecerem rostos, lerem letreiros etc.
A pesquisa para desenvolver esta lente especial, realizada na École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), na Suíça, foi financiada pelo Pentágono, a sede do departamento de defesa dos Estados Unidos, com objetivo de ajudar soldados.
O trabalho, que já foi testado por cinco pessoas, foi apresentado na conferência anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência, que ocorreu até o dia 16 de fevereiro. Para que as lentes binóculos finalmente cheguem ao público geral serão necessários mais testes e outras etapas para aprimorar o produto.
Via Veja