Uma bengala eletrônica que emite sons quando seu usuário está chegando perto de algum obstáculo foi a grande vencedora do campeonato Hackaton de Robótica Livre, que aconteceu durante o Fórum Internacional de Software Livre (FISL), que ocorreu entre os dias 8 e 11 de julho.

Chamada de guia intelingente para pessoas com deficiência visual, a bengala conta com uma placa Arduino, um tipo de microcontrolador eletrônico de hardware livre, e dois conjuntos de sensores, um para detectar os obstáculos a frente do usuário e outro para identificar os obstáculos na altura dos joelhos e cintura. Outro fato interessante sobre a bengala é que seu corpo é totalmente feito com lixo eletrônico reaproveitado.

Tendo em mente a proposta do Fórum de tecnologia livre, todo o projeto que mostra como montar a bengala especial será disponibilizado em breve no portal de robótica livre, para acessar o portal clique aqui.

A bengala com aviso sonoro ainda é um protótipo que foi desenvolvida durante os dois dias do campeonato. Agora, a equipe de seis integrantes que desenvolveu o projeto está um busca de financiamento para produtzir o modelo comercial.

A equipe já está pensando em novas ideias para otimizar a bengala, uma dela é substituir o apito por um alerta vibratório. “A ideia final seria colocar os sensores não em bengalas, mas em dispositivos que o deficiente visual usaria no cinto e na altura dos joelhos”, explica Ezequiel Rinco, técnico em redes e um dos desenvolvedores da tecnologia. “O alerta de proximidade seria então enviado via bluetooth para o celular ou para uma pulseira, e seria uma vibração e não um barulho de ‘bipe’.”

Por ser uma tecnologia livre, qualquer pessoa pode pegar o projeto no Portal de Robótica Livre e modificá-lo da maneira que desejar para esta ideia se espalhe. Como lembra Daniel Kock, estudante de sistema de informação e membro da equipe, como os materiais são de baixo custo, é possível comprar o Arduino online por 100 reais e fazer a sua própria versão caseira do guia.

Via TechTudo