Imagine só poder ver melhor do que qualquer outro ser humano na Terra, enxergando além do alcance como um super-herói e ainda poder gravar imagens do que está vendo? Esta é a proposta de uma empresa italiana.
Desenvolvido pela empresa de pesquisa e design MHOX, o novo acessório ocular tem como objetivo substituir o olho humano oferecendo melhor capacidade de visão e ainda gravar imagens produzidas por este novo olho.
O EYE, nome do protótipo correspondente a uma sigla em inglês que significa “Melhore Seu Olhar”, será impresso em 3D em três modelos diferentes: o “Melhore”, o “Avance” e o “Cure”, cada um com uma fonção específica melhorada que poderá incrementar o sentido humano.
O “Melhore” da ao usuário uma visão 5/3, ou seja, a pessoa portadora do olho biônico conseguirá enxergar a cinco metros de distância algo que as demais pessoas normais só conseguem ver a três metros, além disso o portador do olho ainda consegue trocar filtros nas imagens reproduzidas pelo acessório ocular, como se fosse o Instagram ao vivo, mas, seria preciso tomar uma pílula para ter um efeito desejado.
O “Avance” se mostrou o mais interessante dos três, pois, propõe a instalação de uma glândula no crânio do usuário capaz de enviar sinais de gravação e o compartilhamento online de imagens capturadas pelo olho.
Já o “Cure” possui uma função mais nobre podendo revolucionar o mundo da medicina, isto porque o produto promete reparar os olhos danificados por doenças ou traumas com o uso de uma pílula
Entretanto, para que o olho biônico funcione será preciso retirar o olho orgânico e implantar uma peça de hardware chamada de Deck, ela se conecta o olho ao cérebro permanentemente para traduzir os sinais das fibras musculares orgânicas para o aparelho.
Sendo assim, caso seja preciso substituir o olho biônico, bastaria apenas colocá-lo no orifício ocular e os tecidos do Deck se conectariam ao olho automáticamente, segundo Filippo Nassetti, designer chefe da MHOX em entrevista ao site Dezeen.
De acordo com o site da empresa italiana o EYE tem previsão para chegar ao mercado em 2027. Caso o projeto vingue, esta nova tecnologia ajudará no desenvolvimento de otras partes biônicas do corpo como braços, orelhas e outros membros.
Via Exame
eu tenho uma filha de 14 anos que e deficiente visual ,ela perdeu a visao por causa da prematuridade ,foi descolamento de retina sera com isso esse olho daria certo …
Olá, Beatriz.
Segundo os criadores a prótese pode ajudar qualquer um com danos nos olhos em si, o modelo Cure principalmente.
Espero que chegue logo ao mercado para o pessoal com alguns tipos de problemas poder voltar a enxergar e tomara que esta e outras novidades possam ajudar a sua filha.
Um grande abraço e agradeço imensamente pelo comentário, espero te ver aqui mais vezes!
obrigada por me responder fico muito contente e pode ter certeza sim vo estar mais vzs aqui sim valeu abracos….
Tenho uma filha de 6 anos que perdeu os dois globos oculares devido um câncer na retina. Será que seria possível no caso dela?
Olá, Bianca, como vai?
Bom, não sou especialista no assunto, mas, pelo que os artigos sobre a prótese dizem, a promessa é que pessoas que não possuem globos oculares sejam capazem de enxergar usando estes olhos biônicos, principalmente o modelo Cure, indicado para aquelas que tiveram ou tem algum tipo de doença ocular.
Espero sinceramente que as pesquisas deste projeto consigam seguir em frente e terminem logo para que esta novidade chegue ao mercado para ajudar quem precisa.
Muito obrigada pelo seu comentário e espero te ver aqui mais vezes por aqui.
Um grande abraço para você, sua filha e toda a sua família!