Uma nova técnica implantada no Museu do Prado, em Madri, promete ajudar os deficientes visuais a enxergarem através do toque obras de pintores famosos.
Chamada de “Hoy Toca el Prado”, a exposição reúne diversos quadros de artistas como Da Vinci, Goya, El Greco e Velazquez recriadas através de uma nova tecnologia chamada Didú, um processo de impressão diferenciado desenvolvido por pesquisadores espanhóis.
Neste processo, os objetos físicos que saltam do quadro são construídos através de um método parecido com o usado em impressoras 3D. Após ua imagem de alta definição da pintura ser capturada, o Didú seleciona as texturas e volumes mais adequados para serem reproduzidos que ajudarão a pessoa cega ou com baixa visão a sentirem a obra, conseguindo assim ter uma ideia de como ela é.
Depois de quarenta horas de trabalho os elementos são impressos com uma tinta especial. Em seguida, é aplicado o método químico para inserir volumes em elementos que eram planos. O resultado de todo este processo é a geração de uma versão similar do quadro original que pode ser tocada.
No total os visitantes terão acesso a seis pinturas, algumas do próprio Museu do Prado e outras de fora, como a Monalisa de Da Vinci. Juntamente com as obras, também estarão disponíveis audioguias e informações em braile.
A exposição estará aberta ao público até o dia 28 de junho, então, se você estiver passeando por Madri até esta data, não deixe de passar lá para conhecer este nova forma de ver a arte.
Via Info
gostaria de saber mais sobre está TECNOLOGIA.