Durante os dias 27, 28 e 29 de setembro e 3, 4, 5 e 6 de outubro o Rio de Janeiro recebe um dos maiores festivais de música do mundo e nesta edição o Rock in Rio contará com um novo recurso que permitirá que pessoas cegas e com baixa visão aproveitem ainda mais o evento. Em parceria com o aplicativo Veever, os deficientes visuais que comparecerem ao festival terão à disposição audiodescrição e auxílio em áudio para se locomover pelo espaço.
Com esta novidade, qualquer deficiente com um smartphone poderá usar o recurso gratuito para se orientar no festival e encontrar pontos como banheiros, áreas de alimentação e atrações com ajuda em áudio. Além da orientação espacial, o aplicativo também terá a audiodescrição das estruturas e do espetáculo “Fuerza Bruta”, que também será apresentado em uma das arenas do festival ao longo dos dias.
Em todas as atrações e pontos estratégicos do evento serão instalados beacons, tecnologia que se conecta ao bluetooth do smartphone e disponibiliza ao audiodescrição do conteúdo referente a área onde o usuário está. Sendo assim, basta estar com o aplicativo instalado, um fone de ouvido e com o bluetooth ativado para aproveitar todo o conteúdo disponível.
Além deste recurso a Cidade do Rock conta com inúmeros outros recursos de acessibilidade que tornam o evento mais inclusivo e seguro para pessoas com diferentes tipos de deficiência tais como mapas táteis, carrinhos de golfe que ajudam no deslocamento entre palcos e atrações, plataformas especiais próximas aos palcos para cadeirantes e seus acompanhantes, intérpretes de LIBRAS e áreas perto de caixas de som para os deficientes auditivos poderem sentir melhor a música e suas batidas, oficinas para reparos emergenciais em cadeiras de rodas e muletas e muito mais, tudo para tornar a experiência mais completa e inesquecível.
O aplicativo Veever está disponível para Android e iOS gratuitamente para download e para utilizá-lo o usuário precisará se conectar ao serviço ao chegar à Cidade do Rock e, para facilitar na hora de ouvir as instruções, é aconselhável o uso de fones de ouvido. Para saber mais sobre os recursos de acessibilidade acesse o site oficial do evento e, ao chegar no festival, procure o espaço destinado ao auxílio a PCDs.