O Parque do Utinga, em Belém do Pará, receberá no próximo final de semana a terceira edição do projeto Ponto de Apoio, que oferecerá passeios gratuitos em bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência visual, com dificuldades de locomoção e idosos. O evento destinado à toda a família promete oferecer momentos inesquecíveis de diversão e lazer para jovens e adultos deficientes e seus familiares;

O projeto foi idealizado a partir da experiência do familiar de um dos criadores, abrindo caminho para a desenvolvimento do Ponto de Apoio em 2018. Através deste projeto seus idealizadores desejam oferecer novas experiências e uma fuga da rotina para deficientes, idosos e pessoas com dificuldades de locomoção através de passeios ao ar livre em bicicletas exclusivas adaptadas que possuem todo o conforto e segurança para que estes usuários possam curtir momentos com a natureza, praticando uma atividade física saudável e ainda aproveitar aquele ventinho gostoso no rosto.

A terceira edição do evento acontecerá nos dias 4 e 5 de agosto, das 8h às 11h, no Parque do Utinga, em Belém. Os interessados em participar podem se cadastrar no site clicando aqui. Quem desejar participar como voluntario para conduzir as bicicletas também pode se inscrever clicando aqui.

Caso você não possa participar do evento neste final de semana não se preocupe, pois, ele se repetirá em todos os primeiros finais de semana de cada mês, então, não deixe de se inscrever previamente no site e ficar atento ao calendário para não perder nenhuma edição do evento.

O evento conta com cinco bicicletas especiais fabricadas artesanalmente pelo holandês erradicado no Parà, Robin Van Der Veen, cada uma é feita de tal maneira que cabem dois ocupantes, na parte da frente o condutor, que pode ser o acompanhante do deficiente ou um voluntário e atrás, em uma parte separada com pedais, apoio e proteção nas laterais, o deficiente, que pode ajudar nas pedaladas. Cada passeio pela trilha principal do parque dura entre 40 à 60 minutos evento conta com cinco bicicletas especiais fabricadas artesanalmente pelo holandês erradicado no Parà, Robin Van Der Veen, cada uma é feita de tal maneira que cabem dois ocupantes, na parte da frente o condutor, que pode ser o acompanhante do deficiente ou um voluntário e atrás, em uma parte separada com pedais, apoio e proteção nas laterais, o deficiente, que pode ajudar nas pedaladas. Cada passeio pela trilha principal do parque dura entre 40 à 60 minutos..

Além dos passeios de bicicleta o Ponto de Apoio também contará com orientações gratuitas aos familiares, responsáveis e amigos dos deficientes e idosos que participarão do evento. Sendo assim, enquanto o visitante está aproveitando seu passeio de bike, seus acompanhantes podem contar com orientações especializadas para ajudar a melhorar o estilo de vida e a mobilidade do deficiente ou idoso.

Para ser realizado o projeto Ponto de Apoio conta com a ajuda da Ong Bike Anjo Belém, que oferece oficinas para estimular o uso de bicicletas, da empresa D’Avilla Comunicação, Amazon Bike Store e da Ideflor Bio. Mas se você gostou da ideia e também deseja ajudar é possível contribuir através de um financiamento coletivo clicando aqui.

Para mais informações não deixe de acompanhar as redes sociais do Ponto de Apoui: o Facebook, clique aqui e Instagram, clique aqui.

Se você estiver em Belém neste final de semana não deixe de aproveitar este evento!

Quer conhecer outras iniciativas como esta? Então clique aqui para ler um artigo especial que escrevemos!